Caravana Cultura como Direito: diálogos culturais, rodas de conversa, troca de saberes, escuta ativa e intervenções artísticas
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 05/07/2024
- Participantes: 91
- Parceiros: Associação das Artesãs e Artesãos indígena do Vale do Juruá e Coordenação de Cultura de Rodrigues Alves
- Local: Auditório da Escola Cunha Vasconcelos
A ação de mobilização da Caravana aconteceu no município de Rodrigues Alves, com a realização do evento no Auditório da Escola Cunha Vasconcelos, agendado pela Coordenação de Cultura local. A equipe do Comitê dedicou o turno da manhã ao diálogo com artistas e fazedores(as) de cultura e, à tarde, preparou o espaço para o evento. O encontro contou com a participação de pessoas de diferentes segmentos culturais, como artesanato, música, dança e capoeira, e a programação incluiu apresentações do Comitê, intervenções artísticas, e uma formação inicial sobre Cultura e Direitos Culturais.
O evento revelou diversas necessidades para o fortalecimento da cena cultural local, como a valorização do produto artístico no território, a participação da sociedade nas instâncias deliberativas, e a formação para a gestão e elaboração de projetos culturais. O município enfrenta dificuldades relacionadas à falta de uma secretaria de cultura e à desmotivação dos artistas, que não confiam nos mecanismos de fomento e nas formas de apoio oferecidas pela gestão local, o que muitas vezes leva os profissionais a buscarem outras fontes de renda fora do setor cultural.

CONECTE-SE COM O COMITÊ
Pode apostar, a gente ainda vai fazer grandes coisas juntos.
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.